Nove Meses

Impressões e notas de uma segunda gravidez. Por mamã babada e seu primogénito de dois anos.

A Constança já tem
Lilypie Baby Ticker

23.12.04

Consulta

Mesmo em vésperas de Natal a segunda consulta da formiga mais nova e da mamã pançuda correu muito bem. Tudo em ordem com as análises, tudo bem com a ecografia, peso excelente - só engordei meio quilo (ainda bem que a consulta não foi depois do Natal, eh,eh,eh). Retirou-me sangue para o primeiro rastreio pré-natal e marcámos datas para novas análises e nova consulta. Fiz aquelas perguntinhas que vão surgindo no dia-a-dia e que guardo para a consulta, como por exemplo se posso ou não pintar o cabelo (o H. trouxe-me um cabelo mais forte mas cheio de brancos...). Posso pintar a partir do segundo trimestre, embora no primeiro não seja proibido, qualquer químico que se introduz no organismo é de evitar.
Finalmente coloquei-lhe a questão sobre a recolha de células do cordão umbilical para congelamento, uma prática recente e divulgada por uma empresa privada belga. Eu li o site deles todo de uma ponta a outra e fiquei com muitas dúvidas... A médica disse-me simplesmente que a opinião médica mundial é que não vale a pena. A percentagem de aquilo vir realmente a ser necessário, estando utilizável, e depois resultar é baixíssima. É uma grande ideia comercial que mexe com os sentimentos mais profundos de quem vai ser pai/mãe. Não desanconselha, de modo algum, mas também não fala desse assunto a nenhuma das suas doentes. E assim ficámos com mais esta questão para decidir! Vamos entretanto perguntar a opinião do pediatra e depois a decisão tem que partir mesmo de nós. Aqui a questão central nem está tanto na parte financeira (1000 Euros), porque há coisas que não têm preço e seguramente a saúde de um filho é uma delas...mas há tanto que ponderar em termos éticos e deontológicos em relação ao que pode acontecer àquele material genético que estamos a enviar para parte incerta...
Entre isto e "compro ou não um novo carrinho?" vai uma diferença grande. São decisões que nos põem a cabeça a ferver.

1 Comments:

At 7:01 da tarde, Blogger . said...

Como te compreendo... andei meses a matutar e a história da clonagem continua a assombrar-me os dias mas agora já está. Se não fossem vários médicos a dizer que se fosse filho deles mandavam vir o tal do kit, também não sei se me tinha deixado convencer. Não que te sirva de ajuda a decidir mas a minha médica disse-me precisamente o contrário da tua, que todos os estudos que "vinham lá de fora" eram positivos. É como tudo, há opiniões para todos os lados. Mas quem é que foi que disse que é preferível o bem que pode vir a fazer pelo mal que possa ser feito? Não foi uma famosa filósofa de nome Su? :-) Decidas o que decidires, decide de acordo com a tua consciência e está bem decidido!

Quanto às tintas do cabelo, parece que estão de acordo :-)

 

Enviar um comentário

<< Home